quarta-feira, 26 de julho de 2017

Velhacos e Manhosos



Começo com uma pequena estória:

"O Camelo que Defecou no Rio"
Um camelo que atravessava um rio de rápidas correntes, defecou, e viu então os seus excrementos passarem por ele, levados pelas águas ligeiras. E disse: "o que vejo? O que estava atrás de mim ainda agora, eu vejo passando à minha frente!"

Moral da história:
Isto aplica-se a um país ou sociedade onde os últimos e os imbecis é que dominam em vez dos primeiros e dos sensatos.







Nos tristes e dramáticos acontecimentos de Pedrogão Grande assistimos a um império da imbecilidade, ao despudorado e imundo uso desses acontecimentos para aproveitamento politico.
Pessoas que governaram este país e que aspiram voltar a governar (vade de retro ...) não se coíbem de usar seja o que for para obter quaisquer ganhos políticos, mentem sabendo que o fazem, usurpam as memorias das vitimas sabendo que é imoral, fazem-no impunemente confiando na pouca sapiência dos portugueses, usam todos os meios para que os seus fins sejam alcançados, uma vergonha !
Deveríamos de confiar em alguém que esgrimisse argumentos com estas "quadrilhas", deveríamos de ter na Comunicação Social uma âncora que nos mantivesse seguros sobre o que nos rodeia. Numa democracia a CS é um dos alicerces mais importantes, deveria de ser o pilar da verdade, da respeitabilidade e da imparcialidade. Aqueles que como jornalistas trabalham deveriam de promover e defender a democracia a qualquer preço, ter a verdade como matriz das suas condutas pessoais e colectivas e obviamente respeitar o seu código deontológico, se nós, portugueses tivéssemos na Comunicação Social estes predicados então sim, poderíamos afirmar que estávamos no caminho certo, que podíamos acreditar, ter esperança.
Que temos ??? Uma Comunicação Social que se comporta como um "esgoto a céu aberto", vendida e subjugada por poderes onde tudo vale para que interesses pouco legítimos sejam preservados, uma CS obscena com objectivos claros, conspurcar a sociedade em nome de uma "Irmandade" de imbecis. Mas e que dizer daqueles que escrevem nos jornais ou daqueles que nos entram casa adentro nas TV's ??? Mercenários, sórdidas personagens indignas do que representam.
Não teremos jamais Democracia enquanto não existir verdade, não seremos nunca uma sociedade de justiça enquanto não tivermos transparência e nunca seremos um povo de corpo inteiro enquanto não exigirmos colectivamente que se respeitem os princípios da Democracia.  



"Ensinar o imbecil é como remendar cacos, ou acordar alguém que dorme um sono profundo.
Falar ao imbecil é como falar a quem está dormindo; no fim ele pergunta: «O que é que foi mesmo?»
Chore pelo morto, porque ele perdeu a luz; chore pelo imbecil, porque ele perdeu o bom-senso.
É menos triste chorar pelo morto que agora descansa, porque a vida do imbecil é pior que a morte.
O luto pelo morto dura sete dias, mas para o imbecil e para o injusto dura a vida inteira.
Não gaste palavras com o insensato, e evite andar com o estúpido.
Fique longe dele, para não se aborrecer e não se sujar lidando com ele. Afaste-se dele e ficará tranquilo, e a insensatez dele não o irritará.
O que é mais pesado que o chumbo? Qual é o seu nome, senão «insensato»?
Areia, sal e barra de ferro são mais fáceis de carregar do que um insensato.

Eclo 22, 7-14"

Sem comentários:

Enviar um comentário