sábado, 30 de janeiro de 2016

Cai o pano ... de novo !














Já dizia Quintiliano "o mentiroso precisa de ter boa memória".
Quantas vezes, durante a nossa vida, nos confrontámos com estas singulares criaturas ? Mentirosos.
Aqueles que nos conheciam e queriam saber de tudo, ou pretendiam saber tudo ?
Quando não sabiam ou não conheciam, inventavam, mentiam, depois, mais tarde esqueciam e desmentiam-se. Arranjavam justificações mirabolantes, descabidas, quantas vezes completamente descabidas e desfasadas da realidade ... suavam as estopinhas para manter alguma compostura, avermelhavam-se de medos e escocinhavam os cucurutos como se com isso a mentira pudesse ser mais parecida com a verdade. Mas lá acabávamos por nos quedar pacientemente a ouvi-los, por vezes com um sorriso complacente.
E depois ? ... a memória ? Essa maldita memória.
Sem memória tudo cai por terra e aí começa o drama.
Uma boa memória é também uma arma, derrota o mentiroso e favorece quem a tem.
Quem venceu ? Como saber ? Quem conhece ? E o resultado ? Bom, o resultado iremos ver no final.
Ou um ano depois ... ou agora, a mentira dizem os populares "Tem perna curta" e Passos Coelho do alto da sua imensa soberba esqueceu que nada é eterno e nada é tão difícil como esconder e manter uma mentira, mais, Passos mentiu com tudo e a todos e como bom artista que é, tornou a mentira numa arte e decidiu que não bastava apenas mentir a um , decidiu mentir a todos e, ainda, refinou essa arte de mentir, mentindo diferentemente, aos pobres dos "Tugas" mentiu dizendo que as medidas extraordinárias eram temporárias, efémeras, ao mesmo tempo, lampeiro, lá foi ele em peregrinação além fronteira para junto dos nossos "carrascos" económicos e irresponsavelmente trocou o temporário por permanente, definitivo ... que peça ! Não fosse um assunto tão grave, seria uma piada, Contudo Passos sempre foi isso mesmo, uma piada de muitíssimo mau gosto.
Passos e o seu fiel apaniguado Portas embebedaram-se do poder que lhes foi concedido, perderam o rumo da razão, rodearam-se de inúmeros "cães de fila" que a troco de pequenos tronos reinaram Portugal de forma insana e imoral, inundaram este país de mentiras e falsas esperanças e durante 4 anos institucionalizaram a mentira como um facto legitimo, fizeram da mentira o "Cavalo de Tróia" com que invadiram a nossa sociedade, renderam-nos à miséria, hipotecaram a nossa nacionalidade e remeteram para os quintos do inferno a soberania que nos era tão querida.
Como "Bom povo" que somos, os tais "Bons alunos" com que Passos inundou as mentes dos mais cândidos, continuamos religiosamente, crédulos seguidores desta farsa como se vivessemos presos numa peça teatral de Aristófanes ou Plauto, afastados da verdade e das verdadeiras realidades do país.
Mas ... Cai o pano ... mais uma vez e uma outra vez e ao mesmo tempo que o "pano cai" nós caímos também na realidade, numa realidade em nada é mais sagrado, a Mentira que afanosamente deseja ser Verdade suprema e reguladora social e enquanto isso a Verdade, essa malfadada Verdade confunde-se e esfuma-se no mais recônditos e obscuros recantos de uma memória já um tanto caduca.
Resta-nos algo ? Sim, claro que sim, espero que sim ... que acham ? Ainda temos os "ditos cujos" no sitio para reverter esta realidade ?

Sem comentários:

Enviar um comentário